sábado, 19 de dezembro de 2015

O QOSQO NA HISTÓRIA

O QOSQO NA HISTÓRIA


Ainda é difícil dizer categoricamente que foram os primeiros fundadores ou qual seria o fundamento válido de Qosqo. Poderia ser os colonos de Marcavalle; Victor Angles sugere que seria Sawasiras, Antasayas e Wallas, tribos se estabeleceram no vale antes do desenvolvimento Tawantinsuyo. Outra fundação seria o primeiro Inka: Manko Qhapaq; Também argumenta que Pachakuteq, o nono Inca fez outra fundação. E, finalmente, após a chegada da primeira cidade espanhola em 15 de Novembro, 1533, Francisco Pizarro fundou em estilo espanhol na segunda-feira 23 de março, 1534, em nome do rei da Espanha com o nome e cargo: a cidade muito nobre e grande de Cuzco.




Em 1535, Pizarro fundou a nova capital em Lima que ganharia importância e poder, mesmo até hoje. Em 1536 Manko Inka começou a longa e sangrenta guerra contra os invasores europeus com um site na cidade dentro de 8 meses e, finalmente, em 1572, após 36 anos de guerra, o último imperador da dinastia dos Incas Tupac Amaru I, em seguida, sua derrota e captura foi executado seccionándosele cabeça Vilcabamba na Plaza de Armas. Em 1650 a cidade foi afetada por um violento terremoto que derrubou quase todos os prédios colonial; e mais tarde, em 1780, a cidade foi convulsionou novamente, mas desta vez para uma Revolução terremoto sociais Tupac Amaru II (agora tradicionalmente a forma espanhola de seu nome foi José Gabriel usado tupa Inga Amaro, como ele mesmo assinou) que tendia a emancipação do Peru.

Infelizmente, ele foi traído, espancado e executado como toda a sua família e seguidores na Plaza de Armas. Entre 1814-1815, cacique de Chinchero Mateo Pumakawa que em sua juventude tinha lutado Tupac Amaru II, pegou em armas em Qosqo, juntamente com os irmãos Angulo e outros patriotas para a emancipação do Peru, foram derrotados e mais tarde executado pelo exército pró-hispânicos. Em 1821, o Peru conseguiu sua independência da Espanha no final de um processo longo e cruel e sangrenta desenvolvido em toda a América hispânica. Em 1933 XXV Congresso de Americanistas reuniu na cidade de La Plata, Argentina, declarou Qosqo "Capital Arqueológica da América do Sul".




Em 1950, um outro terremoto de 7 ° na escala Mercalli havia sacudido a antiga capital inca, que deixou apenas um quarto dos seus edifícios de pé. Em 1978, a Convenção Seventh de Prefeitos das Grandes Cidades do Mundo, realizada em Milão, a cidade concordou em declarar: "Patrimônio Cultural da Humanidade". Em Paris, 09 de dezembro de 1983, a UNESCO declarou Qosqo como "Património Cultural". A 22 de dezembro de 1983, o governo peruano através da Lei nº 23.765 declarou a cidade como "capital turística do Peru", por sua vez, como "Patrimônio Cultural da Nação". Hoje Qosqo é capital do departamento do mesmo nome e por sua vez a sede Inka Região estabelecida no final dos anos 90, formado com os departamentos de Apurimac e Madre de Dios. A Constituição de 1993 Peru declara Qosqo como a capital histórica.





quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

O CHASQUI NO TEMPO DOS INCAS

O CHASQUI NO TEMPO DOS INCAS 


Os Chasquis desempenhou um grande papel na comunicação durante a época dos incas, estes foram caracterizados por sua agilidade e alta capacidade de entrega de mensagens reais. É importante investigar os mensageiros, porque neles podemos encontrar raízes na comunicação que, de alguma forma contribuíram para a grande evolução dos meios de comunicação que existem hoje.

¿Quem são os Chasquis?

O império Inca baseou a sua comunicação nos corredores chamados mensageiros. Estes mensageiros cumpriu a sua função, percorrendo caminhos longos, que foram caracterizadas por solos e chão de pedra dura.

Os mensageiros (Chaskis) os corredores do império Inca tinham entre 18 e 20 anos, ágil, altamente qualificados e treinados especificamente para cobrir grandes áreas do império. Ao viajar criptografado usava atadas tecidos, encomendas e itens de magia ou mensagens de origem divina. Estes deram as mensagens reais e outros itens para os governantes do Império Inca, foram principalmente sob o serviço de Sapa Inca "soberano Inca." De acordo com o mestiço cronista Garcilaso de la Vega, El chaski graças à sua velocidade e força, levando ao Inca, localizado na capital Inca, Cusco, peixe fresco da costa, cobrindo uma distância de 600 quilômetros.




Os Chasquis foram enviados ao longo de milhares de quilômetros, aproveitando o grande sistema de redes 
rodoviárias Tahuantinsuyo, as trilhas incas foram compostas de estradas e pontes de corda ou pedra nos Andes. Na costa do que hoje é rota Peru Nazca foi a Tumbes. O Chasqui também estendeu suas rotas para os cantos mais distantes do Império Inca (em actuais países da Colômbia, Bolívia, Argentina e Chile.).

Chasquis começam sua viagem perto de uma fazenda de gado leiteiro e correu para a próxima estação onde outro laticínios e Chasqui foi para aliviá-lo com a mensagem a ser enviada. Através deste sistema de mensagens de mensagens Cusco para Quito em uma semana foram entregues.

Ainsworth Means afirma que não é exagero admitir neste momento que a viagem de Cuzco para Quito foi de 20 dias retornar, a distância entre as duas cidades é estimado em mil milhas [1609, 35 km] que exigiriam carreira quatro milhas [6,43km] por hora, ficha passou hoje por muitos corredores de maratona nos Estados Unidos e outros paises.¹

Durante o período colonial americano (1535), a palavra se espalha em espanhol Chasqui ou clique para indicar o personae realizado pelo correio a cavalo. O termo era popular até o XX Siglo final.