segunda-feira, 16 de novembro de 2015

SISTEMA DO TRABALHO INCA

SISTEMA DO TRABALHO INCA.

A obra representa o core business do império Inca e apresentou as seguintes formas:

A MITA:  era um sistema de trabalho para o estado, onde uma multidão de índios foram mobilizados para trabalhar durante três meses deslocar construção de estradas, pontes trabalho, fortalezas, centros administrativos, templos, aquedutos, mineração, etc. Houve um mita para serviços especiais, como o funcionamento de aviões de carga dos Sapa Inca, músicos, dançarinos e mensageiros, eles foram obrigados a completar este trabalho foram os homens adultos casados, mas não mulheres, compreendidos entre 18 e 50 anos.



PACOTES PERU
A CHUNGA: foi o trabalho feito para o povo Inca para as mulheres em caso de desastres naturais. Isto é semelhante à Defesa Civil atual e foi chamado para curar, ajudar a manter os desastres naturais feridos, bem como tentar salvar aqueles que estão em risco para a mesma catástrofe.



PACOTES PERU
O MINCA: Minka, ou minga: é o trabalho que foi feito em trabalhos em favor do ayllu e do Sol (Inti), uma espécie de rabalho comunitário gratuito e, por sua vez, era uma forma de benefício para o Estado, onde concordou muitas famílias que transportam as suas próprias ferramentas, refeições e bebidas. Famílias que participam na construção de canais de irrigação locais, bem como ajudar na fazenda das pessoas com deficiência órfãs e idosos. Quando ayllu convocados para o trabalho da minca, ninguém se recusou, mas as pessoas que não compareceram ao trabalho foram expulsos do ayllu e perdeu seu direito à terra.



PACOTES PERU
O AYNI: era um sistema de trabalho de reciprocidade entre os membros da família ayllu, destinado a trabalhos agrícolas e de construção de casas. Ayni consistiu da ajuda de obras que fez um grupo de pessoas para membros de uma família, desde que este correspondeu semelhante quando precisavam dele, como se costuma dizer: "hoje para você, amanhã por mim" e remuneração refeições e bebidas servidas durante os dias em que o trabalho seja executado. Esta tradição continua em muitas comunidades agricultores do Peru, ajudando-se no funcionamento da cozinha, pastoreio e construção de casas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário